SAÚDE

HFAB incentiva doação de cabelo para mulheres com câncer de mama

Civis e militares participaram da campanha para fabricação de perucas
Publicada em: 28/10/2015 08:20
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Cabo V. Santos/ CECOMSAER  Cabo V. Santos/ CECOMSAERAos nove anos, a pequena Clara Amorim se prepara para doar parte do cabelo para mulheres vítimas do câncer de mama. “Lembrei de gente que precisa mais do que eu”, declara a menina. O gesto nobre é impulsionado pela mãe, que soube da campanha realizada pelo Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB), nesta terça-feira (27/10). A ação incentiva a doação de cabelo para a produção de perucas, em comemoração ao Outubro Rosa.

A iniciativa foi realizada no auditório do HFAB, com a participação de mais de 70 mulheres civis e militares. Foram realizadas palestras sobre a prevenção da doença e a importância do diagnóstico precoce. “É uma forma de incentivar o autoexame e  Cabo V. Santos/ CECOMSAER o diagnóstico precoce para prevenir um tratamento mais mutilante e estressante para a paciente”, diz o ginecologista e mastologista do HFAB, Tenente-Coronel Osmar Pellegrini.

A Sargento Cyndell Mayra, do Esquadrão Guará (6º ETA), também participou da campanha. Ela doou cerca de 40 centímetros e aproveitou para mudar o visual. “Eu já tinha essa vontade há muito tempo. Acho importante abrir mão da minha vaidade para ajudar o outro”, explica.

A proposta da campanha é melhorar a qualidade de vida e aumentar a autoestima das mulheres vítimas da doença. Toda a doação será encaminhada para uma instituição de confecção de perucas.

“Queremos chamar a atenção das pessoas da importância de um ato de doação com o fim de ajudar as pessoas que realmente precisam, pra melhorar a autoestima e vencer essa fase difícil da doença”, afirma o Coronel Evandro Souza de Lima, diretor do HFAB.